terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Boas Festas!

   
Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

São estes os votos do vosso blog, um Natal cheio de prendas, amor e com a família toda reúnida assim como um Ano Novo cheio de alegria, sucesso e saúde. 

Obrigado computador

Obrigado por facilitares a vida das pessoas e melhorar a qualidade das mesmas. Desde o trabalho ao lazer, tudo consegues fornecer, por isso ninguém te vai esquecer.
A origem do computador deve-se muito a Charles Babbage, considerado o pai do computador atual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projeto de Babbage apresentava desvantagens; uma delas era o facto de que o seu computador deveria ser mecânico, e a outra era a precariedade da engenharia da época. Apesar dos problemas, Charles Babbage construiu um aparelho que impressionou o governo inglês.
Depois da guerra, Turing colaborou no projeto do primeiro computador dos Estados Unidos, o Eniac (Eletrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido na Universidade da Pensilvânia desde 1943. Ainda imperfeito, era composto de 18000 válvulas, 15000 relés e emitia o equivalente a 200 quilowatts de calor. Essa enorme máquina foi alojada em uma sala de 9m por 30m. O desenvolvimento do computador continuou, mas só com a invenção do transistor de silício, em 1947, tornou-se possível aumentar a velocidade das operações na computação.
A indústria dos computadores pessoais (PC), teve seu início em 1971 com a fabricação do primeiro microprocessador, o Intel 4004. Porém a indústria decolou somente em 1975 com Altair 8800, da MITS. Pelos padrões atuais, este kit inicial desenvolvido por Ed Roberts, líder da MITS, era bastante limitado. O kit tinha como base o microprocessador 8080 da Intel e possuia apenas 250 bytes de memória. Com um preço bem acessível, US$397, o Altair foi o primeiro computador pessoal disponível em grande escala para o público em geral.
A Internet, é claro, já existia há muitos anos, desde o início dos anos 60, quando o Órgão de Defesa de Projetos de Pesquisa Avançada (DARPA), do Pentágono, estabeleceu conexões com muitos computadores de universidades. Neste período a Internet crescia, e o governo transferiu seu controle para os sites individuais e comitês técnicos. Em 1990, Tim Berners-Lee criou a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML), uma maneira simples de ligar informações entre sites da Internet. Isto por sua vez, gerou a World Wide Web (www).
No início de 1997, ho uve o lançamento do MMX, o primeiro grande avanço desde o 386. A tecnologia MMX é utilizada para melhorar o desempenho multimídia e jogos. Ao mesmo tempo, outros tipos de hardware continuam evoluindo. Placas de vídeo adicionam capacidades em 3D, discos rígidos seguem maiores e mais velozes. As unidades de CD-ROM aumentam suas velocidades, porém, a capacidade de 660 Mb se apresentava muitas vezes insuficiente, então surgiu o DVD, que permite um mínimo de 4,7 Gb de armazenamento.
Na atualidade o computador é ainda mais prático e eficiente, mas esperemos que continuem a melhorá-lo cada vez mais (:

Surpresas quimicas em galaxia primordial

Uma equipa internacional de astrónomos utilizou a breve mas brilhante luz de uma explosão de raios gama distante para investigar a composição de galáxias muito distantes. Surpreendentemente as novas observações obtidas com o Very Large Telescope do ESO revelaram duas galáxias no Universo primordial mais ricas em elementos pesados do que o Sol. As duas galáxias podem encontrar-se em processo de fusão. Tais processos no Universo primitivo originam a formação de muitas estrelas novas, podendo dar origem a explosões de raios gama.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Relógio Humano

No nosso dia a dia, a maneira como contamos o tempo é baseada na periodicidade que constatamos nos movimentos da Terra: –O período da sua rotação fixa a duração do nosso dia, o período de translação fixa a duração do nosso ano. Conhecemos não só o movimento da Terra, como também os ciclos lunares, os quais foram usados para contar o tempo (a duração do mês está relacionada com o período do movimento da Lua em torno da Terra, 29.5 dias, e a da semana com os quartos lunares).

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Curiosidade da semana passada

Júpiter tem uma massa duas vezes e meia superior à soma da massa de todos os corpos do sistema solar em excessão do Sol

Pedimos desculpa pela inatividade das últimas semanas

Para vos compensar vão ser publicadas 2 curiosidades e 2 notícias da atualidade, mais uma vez pedimos desculpa.
Esperemos que continuem a divertir-se :)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Curiosidade da Semana

Marte possui calotes geladas nos polos, tempestadas de areia, nuvens brancas que flutuam na atmosfera e também um dia de 24 horas como na Terra.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Equipa de amadores encontra asteróide a aproximar-se da Terra

Torre de controlo nas ilhas Canárias. (ESA)
Torre de controlo nas ilhas Canárias. (ESA)

Objecto pode representar risco de impacto

Pela primeira vez, observações coordenadas pela equipa de risco espacial da ESA encontraram um asteróide que se aproxima da Terra o suficiente para representar risco de impacto. A rocha espacial foi encontrada por astrónomos amadores, o que reforça o valor que estas observações têm para a ciência e para a defesa planetária.

Curiosidade da semana


São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do sol à terra.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Herschel detecta água abundante em disco protoplanetário

Jovem estrela TW Hydrae tem à sua volta grãos de pó revestidos de gelo

Um observatório espacial da ESA localizou uma reserva de água equivalente a milhares de oceanos terrestres, numa região de formação de planetas, uma descoberta que ajudará a perceber a formação do sistema solar, em particular a origem da água.
O observatório espacial Herschel detectou emissões de vapor de água num disco de pó que rodeia uma estrela jovem. Estas emissões revelam que existe um reservatório de gelo do tamanho de milhares de oceanos, revelou a Agência Espacial Europeia. 

Curiosidade da semana

Céus de alguns planetas do Sistema Solar e Plutão
O céu da Terra é azul porque as moléculas de azoto e de oxigénio, que formam a maior parte da atmosfera, filtram a componente azul da luz solar. Já em Marte, o céu é cor-de-rosa, em Urano é verde, em Vénus é amarelo-laranja, em Júpiter é preto e não se vêem estrelas, e em Plutão é negro, mas estrelado.

domingo, 23 de outubro de 2011

Curiosidade da semana

 Saturno está tão distante do Sol, que a sua temperatura ronda os duzentos graus negativos. Esta distância é tão grande que, desde que foi descoberto, em 1846, ainda não efectou uma volta completa em torno do Sol, pois o seu movimento de translação está calculado em 164 anos e 280 dias terrestres.


                         

Existe um exoplaneta gigante mais negro do que carvão


alt
O TrES-2b é o planeta mais negro alguma vez encontrado. O astro do tamanho de Júpiter foi descoberto em 2006 e fica a 750 anos-luz da Terra. Agora, com a ajuda do telescópio espacial Kepler, os cientistas determinaram que o gigante reflecte menos de um por cento da luz que recebe.
“É ridículo o quão escuro este planeta é, quão alienígena é comparado com tudo o que temos no nosso Sistema Solar”, disse ao Space.com David Kipping, astrónomo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian. “É mais escuro do que o pedaço mais preto de carvão, do que tinta escura acrílica. É bizarro como este planeta se tornou capaz de absorver toda a luz que o atinge”, disse o cientista, um dos autores do artigo sobre esta descoberta, a publicar na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Novas jazidas de dinossauros descobertas em torres vedras

Três novas jazidas de dinossauros de dimensões significativas foram descobertas em Torres Vedras, vindo assim a comprovar o potencial de património paleontológico por explorar naquele concelho, anunciaram hoje os investigadores da Associação Leonel Trindade.

Bruno Silva, investigador e presidente da Associação Leonel Trindade de Torres Vedras, responsável pelos trabalhos de campo, afirmou que as prospecções realizadas "resultaram na descoberta de três novas jazidas com dinossauros, trilhos com pegadas de dinossauros e também de tartarugas e répteis voadores".
"Há um grande potencial de património paleontológico diversificado por explorar no concelho" tendo em conta os achados de dinossauros, tartarugas, crocodilos e répteis voadores descobertos, disse o investigador. A extensão das jazidas leva os cientistas a falarem na hipótese de criação de um futuro museu ao vivo.

Na campanha paleontológica, que decorreu entre os dias 10 e 30 de Setembro, foram também escavados na localidade de Cambelas achados, sobretudo vértebras e o fémur, de um dinossauro saurópode e outros ossos pertencentes a outros dinossauros de menor porte.

Segundo os investigadores, "os restos destes animais terão sido enterrados num leito de um rio e sido depois deslocalizados possivelmente por uma grande cheia".

Os investigadores da associação têm vindo a trabalhar também na conservação, classificação e inventariação de fósseis sobretudo de dinossauros, reunidos numa colecção de um particular do concelho, José Joaquim dos Santos, adquirida em 2009 pela câmara municipal que veio a assinar um protocolo de parceria com a associação.

José Joaquim dos Santos, um carpinteiro da localidade de Casalinhos de Alfaiata passou vinte anos da sua vida a recolher nos seus tempos livres achados de dinossauros nas arribas e outros locais da região e há dois anos decidiu vendê-los ao município para vir a expô-los num futuro museu temático.

Do espólio destacam-se um fémur de um dinossauro saurópode e várias vértebras dorsais, caudais e servicais, parte da cintura pélvica e dois dentes de um mesmo dinossauro juvenil que os cientistas presumem ser um terópode carnívoro da espécie "tyranosauroide".

A colecção, composta por mais de um milhar de vértebras e setecentos dentes pertencentes não só a dinossauros, contém também fósseis de tartarugas, crocodilos, peixes e até tubarões.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Stephen Hawking, mestre do universo

Stephen Hawking: Master of the UniverseUma viagem através do espaço e do tempo com o professor Stephen Hawking. Busca da série gráficos Professor Hawking para a 'Teoria de Tudo ".
Esta hipótese "santo graal" poderia explicar tudo, desde os mistérios da inimaginavelmente grande fenômeno, como supernovas, buracos negros e matéria escura, os segredos de um mundo infinitamente pequeno sub-atômicas.
Um retrato do cientista mais famoso do mundo, Professor Stephen Hawking, e uma tentativa de explicar  o seu trabalho para pessoas que não estejam ligadas à ciência. Este excelente documentário do Canal 4  transmite os conceitos básicos da mecânica quântica e da teoria da relatividade de uma maneira fácil de perceber, bem como familiarizar os espectadores com  o extraordinário Prof Stephen Hawking,  vida, missão e caráter. Um video esclarecedor e muito interessante